top of page

Novo Contrato Coletivo com a União das Misericórdias Portuguesas

Alteração salarial para 2024


Foi publicado no Boletim de Trabalho e Emprego nº 45, de 8 de dezembro de 2024, o acordo de revisão do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) para as Misericórdias, celebrado entre a UMP e a FENPROF. Este Convenção entra em vigor ao quinto dia da sua publicação no BTE e, as novas tabelas salariais têm efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2024.


Deste acordo, destacam-se os aumentos salariais negociados que se refletem numa nova tabela salarial para os educadores de infância e professores do ensino básico e secundário.

O primeiro nível na carreira deixa de estar fragmentado em dois escalões remuneratórios (0/1 ano; 2/3 anos) e passa a ter uma única remuneração, correspondente ao tempo de 0 a 3 anos de serviço. O aumento salarial neste nível foi de 5,6%, estando agora nos 1150,00 €.

No último nível da carreira, que corresponde a um tempo de serviço igual ou superior a 26 anos, o aumento foi de 3%, sendo a remuneração atual de 2198,00 €.


Apesar desta valorização salarial, a FENPROF considera estes valores muito aquém daquilo que é justo para estes profissionais, face aos seus colegas das IPSS, do Ensino Particular e Cooperativo e do Ensino Público. 


Assim, para combater esta desigualdade e injustiça, será apresentada, em breve, uma nova proposta para negociação do CCT em 2025, com o respetivo pedido de reunião à UMP, tendo em vista novos aumentos salariais e a criação de dois níveis no topo da carreira, a eliminação da norma (inaceitável) que impede a progressão na carreira dos educadores de infância em creche, há mais de dezoito anos, e algumas alterações do clausulado.

Quando houver algum desenvolvimento acerca deste processo negocial, daremos conhecimento aos sócios. 


Imagem de WIX
Imagem de WIX

Para qualquer esclarecimento acerca da nova tabela salarial, contacte o seu sindicato.

Comments


bottom of page