top of page

Manuel Miranda um construtor de vidas e um promotor de sonhos

Foto Cavalo Azul |
Foto Cavalo Azul |

O nosso querido colega, amigo e camarada Manuel Miranda faleceu e, por esse motivo, deixa-nos muita saudade, mas também um forte sentido de responsabilidade para tudo fazermos na valorização dos seus sonhos e na construção de vidas felizes. Porque essa foi a maior das lições que nos deu nos seus muitos anos de vida ativa.

 

O Manuel, com 84 anos, era sócio do SPRC e uma das vozes democráticas mais consideradas das escolas por que passou. Porque vale a pena percebermos como era alérgico à tirania, vai aqui uma pequena história. Há uns anos fui encontrá-lo na EB 2,3 Inês de Castro, em período de acesa luta, se não estou enganado, em tempos de Maria de Lurdes Rodrigues. Pululavam nas escolas um conjunto de novos diretores animados pelo autoritarismo e desconsideração pela profissão docente. Visitava, eu, então, aquela escola (com o seu tiranete) na qual tinha a tarefa de falar com os professores, na sua sala de descanso, convívio, pausa para retemperar as energias. Iria esclarecê-los sobre qual era o ponto da situação da luta reivindicativa. O diretor quis impedir-me, dando ordens para que me bloqueassem o acesso, razão por que chamei a PSP para reclamar da ocorrência e tentar dissuadir aquele senhor de manter a sua intenção de vedar os docentes da escola ao contacto com o dirigente sindical que ali estava para eles.

 

O diretor sem nome (porque dele não me lembro) perante a presença da autoridade, deixou que entrasse, mas esperava-me à porta da sala de professores de braços abertos (atrás dele, sentado num sofá, impávido, estava o Manuel). Passei por ele como se fosse um torniquete e o homem lá ficou a girar e a vociferar. O Manuel soltou, deliciado, aquela sua gargalhada franca e quente.

 

Não teve uma vida fácil e, quanto podia, tudo fez para garantir que aqueles que menos facilidades têm na vida pudessem aspirar a uma segurança que os governos nunca lhes quiseram dar.

 

O Manuel Miranda, foi o fundador, com a Prazeres, sua companheira, da Associação das Famílias Solidárias com a Deficiência e, com eles (e outros, é certo), nasceu a Cavalo Azul.

 

Hoje, na Sessão do Executivo da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Queirós, também ele professor, recordará a personalidade de Manuel Miranda, como tributo pelo seu trabalho, missão e ação na luta por causas, “intervindo contra as injustiças e em prol da dignidade do ser humano”. Lembrará que “foi sacerdote católico, professor e um lutador incansável em toda a sua vida, pelos direitos dos cidadãos portadores de deficiência e das suas famílias”. Até ao último momento mostrou bem a sua natureza solidária, “doando o seu corpo à Faculdade de Medicina”.

 

Ao Manuel Miranda, o SPRC presta sentida homenagem, endereçando à sua companheira e filho, o Tiago, as nossas mais sentidas condolências. Obrigado Manuel! O abraço do teu sindicato! | Luís Lobo

 

Comments


bottom of page