top of page

A luta continua: 23 de janeiro, Castelo Branco em greve


Convocada por um conjunto de oito organizações sindicais, a greve prossegue a 23 de janeiro nas escolas do distrito de Castelo Branco e, desde já, se adivinha que será dia de forte luta.

A retoma das negociações que o ME suspendeu em novembro, a julgar pelos documentos que o mesmo divulgou dia 18 de janeiro, não deixa os professores tranquilos em relação às intenções governamentais, não só, relativamente à revisão das regras de concursos e colocações, mas também a outras matérias que carecem de respostas urgentes e que continuam a ser desprezadas pelo governo. Aliás, caso o ME não apresente, na reunião negocial de 20 de janeiro, qualquer novidade em relação ao que é conhecido, os professores têm razões de sobra para não abradarem a luta que encetaram.

No próximo dia 23 de janeiro, para além da greve de 24 horas, a todo o serviço, irão decorrer outras e múltiplas formas de luta dos docentes, das quais salientamos:

- Concentração de professores, pelas 9h30, no Largo da Câmara Municipal de Castelo Branco; - Concentração de professores, pelas 11h, na Rotunda do Operário, na Covilhã. Convidamos os/as senhores/as jornalistas a recolherem depoimentos nestes locais. Informamos ainda que, na Covilhã, na Rotunda do Operário, estará presente Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF. Aí serão anunciados os dados já disponíveis de adesão à greve e será feito o ponto de situação da última reunião de negociação com o Ministério da Educação. Para além destas iniciativas, divulgamos a existência de concentrações à porta das escolas, em vários concelhos, confluindo depois para as concentrações supracitadas, nomeadamente:

Concelho de Castelo Branco - Escola Secundária Amato Lusitano, 8h30; - Escola Básica João Roiz, 8h30, confluindo os docentes desta e doutras escolas deste Agrupamento de Escolas, para a ES Amato Lusitano e, daqui, para o Largo da Câmara Municipal de Castelo Branco; Concelho da Covilhã - *Escola Secundária Quinta das Palmeiras, 8h30 (convidamos os/as Senhores/as Jornalistas a iniciarem aqui o acompanhamento deste dia de luta, pelas 08h30); - Escola Secundária Frei Heitor Pinto, 8h30; - Escola Secundária Campos Melo, 8h30; - Escola Básica do Teixoso, 8h30... Concelho do Fundão - Escola Secundária do Fundão, 8h30; - Escola Básica Serra da Gardunha, 8h30. Concelho da Sertã - Escola Básica Padre António Lourenço Farinha, 8h30, onde se concentrarão docentes das Escolas Básica e da Secundária da Sertã, bem como de outras escolas daquele Agrupamento. A Direção do SPRC / O Secretariado Nacional da FENPROF


Comentários


bottom of page