IPV

SPRC reuniu com direção do Instituto Politécnico de Viseu

Uma delegação do SPRC/FENPROF esteve, esta quinta-feira, reunida com a direção do IP de Viseu. O motivo da reunião foram os elevados níveis de precariedade dos docentes desta instituição, bem como a política de lançamento de concursos internos de promoção.

De acordo com os balanços sociais realizados nos termos do DL 190/96, a proporção de docentes convidados tem vindo a aumentar, chegando a limites que vão para lá dos limites legais previstos no estatuto da carreira do pessoal docente do ensino superior politécnico que impõe 70% dos docentes de carreira como limite mínimo. Por outro lado, o SPRC/FENPROF manifestou as suas dúvidas relativamente aos concursos internos abertos recentemente ao abrigo da legislação anterior.

Pela parte da direção do IP Viseu, que tomou posse há apenas 4 meses, existe uma total compreensão sobre os caminhos a trilhar para estabilizar o corpo docente, regularizando os vínculos precários onde for necessário e aproveitando todos os mecanismos previstos para permitir as progressões na carreira. Existem por outro lado, planos ambiciosos para valorizar as cincos escolas superiores existentes e consolidar o IP Viseu como um polo de excelência da região centro em matéria de ensino e de investigação.

Pela parte do SPRC/FENPROF, fica o compromisso de continuar a acompanhar a situação, contribuindo de forma construtiva para o bem da instituição, no respeito pelas aspirações dos seus docentes e investigadores e dos seus direitos. A FENPROF, grande estrutura sindical nacional agregando professores e investigadores afetos a todos os graus de ensino, irá realizar o seu 14º Congresso em Viseu. Será, certamente, um importante momento de reflexão sobre o presente e o futuro das Instituições de Ensino Superior em Portugal com o contributo da comunidade académica do IP Viseu, onde serão realizadas reuniões preparatórias em data a anunciar futuramente.

A Direção
Ensino Superior e Investigação

Está em... Home Última Hora SPRC reuniu com direção do Instituto Politécnico de Viseu