ABAJO EL BLOQUEO thumb

Fim ao bloqueio dos EUA contra Cuba! 

O bloqueio económico, comercial e financeiro imposto há mais de 60 anos pelos EUA a Cuba constitui um inaceitável acto unilateral, com carácter extraterritorial, que desrespeita e afronta a Carta das Nações Unidas e o Direito Internacional, e que visa atingir a soberania e os direitos de Cuba e do povo cubano.

O bloqueio é um instrumento de agressão, através do qual consecutivas Administrações dos EUA, procuram, desde há décadas, impedir o povo cubano de prosseguir livremente o caminho que soberanamente escolheu para o seu país. Um criminoso bloqueio que a Administração Trump agravou e que a actual Administração Biden mantém.

Mesmo na actual situação de pandemia, Cuba destaca-se, uma vez mais, pela sua postura solidária, prestando auxílio em vários países, incluindo com a Brigada Médica Henry Reeves, candidata ao Nobel da Paz.

No próximo dia 23 de Junho, a Assembleia Geral das Nações Unidas vota de novo uma resolução sobre a «Necessidade de pôr fim ao bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América a Cuba», que tem exposto, ano após ano, o isolamento internacional da política dos EUA face a Cuba.

Reafirmando a solidariedade com Cuba, com os trabalhadores e o povo cubano, que representam um digno e corajoso exemplo de esperança e confiança para todos aqueles que no mundo aspiram à paz e ao progresso social, as organizações signatárias exigem:

- O fim do bloqueio e da acção hostil dos EUA contra Cuba;

- O encerramento da Base Naval em Guantánamo e o fim da ocupação ilegal deste território por parte dos EUA;

- Que o Governo português, no respeito pelos princípios e valores da Constituição da República Portuguesa, pugne: pelo fim do bloqueio dos EUA a Cuba; e pelo respeito da soberania, independência e integridade territorial de Cuba e do direito do povo cubano a decidir, livre de ingerências, o seu caminho.

ABAJO EL BLOQUEO

O SPRC associou-se a esta iniciativa do Conselho Português para a Paz e Cooperação, subscrevendo esta tomada de posição

Está em... Home Última Hora Fim ao bloqueio dos EUA contra Cuba!