Projeto de leitura: como avaliar e porquê?
Docentes dos grupos 200, 210, 220 e 300
Releva
Explorar e refletir acerca dos domínios da Leitura e Educação Literária das Aprendizagens Essenciais dos 2/3 CEB e Secundário;
Capacitar docentes com aprendizagens que levem o aluno a desenvolver competências de análise e compreensão do texto literário;
Partilhar e criar cenários integrados de aprendizagem dos Domínios da Leitura e Educação Literária, com recursos analógicos e digitais, recorrendo à ferramenta digital Padlet;
Aprender a criar um portefólio de leituras com recurso ao Padlet;
Promover aprendizagens pedagógicas que conduzam o docente à realização de tarefas que promovam as habilidades de leitura e escrita no aluno e respetiva avaliação pedagógica;
Utilizar ferramentas digitais para enriquecer pedagogias conducentes à aprendizagem e análise de textos, promovendo o uso crítico e responsável das tecnologias na pesquisa, produção e apresentação de conteúdos em língua portuguesa;
Construir rubricas e listas de verificação para avaliação de conteúdos dos domínios da Leitura e Educação Literária, perspetivando a melhoria de práticas de avaliação pedagógica.
Formador/a
Helena Simão
Duração
25h
Calendarização
3, 10, 17, 24 e 31 maio · 14h00 › 19h00
Local
E-learning
Prazo de inscrição
07 Abr