Donativo FENPROF

FENPROF entrega donativo para o combate à COVID-19 e conhece o trabalho desenvolvido no INSA

O Secretariado Nacional da FENPROF entregou formalmente, esta terça-feira, ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) o donativo que a Federação decidiu canalizar para o auxílio ao combate à pandemia de covid-19 em Portugal. Os membros do Secretariado Nacional da FENPROF foram, ainda, privilegiados com uma visita às instalações do Instituto, onde ficaram a conhecer melhor o trabalho que aí se desenvolve e as condições em que o mesmo se realiza.

Para Mário Nogueira, «esta visita foi extremamente interessante porque nos permitiu conhecer melhor aquilo que é feito – que é muito e muito bem feito – pelo Instituto Ricardo Jorge. Foi por reconhecermos a qualidade desse trabalho e a importância deste Instituto, nomeadamente agora no combate a esta pandemia, que a FENPROF, no âmbito da sua responsabilidade social, enquanto representante dos professores, decidiu contribuir com a oferta de um conjunto de equipamentos informáticos para poder ajudar o INSA a dar uma ainda melhor resposta».

Recorde-se que, em abril deste ano, o Secretariado Nacional decidiu consultar o Instituto Ricardo Jorge sobre a forma como os professores, através da FENPROF, poderiam apoiar a ação do Instituto neste âmbito. O donativo da FENPROF, no valor de dez mil euros, traduziu-se na compra de nove equipamentos informáticos portáteis que serão utilizados, entre outras ações, na realização do Inquérito Serológico Nacional para Covid-19. «É um contributo modesto, dentro das nossas limitações, mas achamos que pode ser importante para um trabalho fundamental e que é reconhecido por todos os portugueses», referiu o Secretário-geral da FENPROF.

Já para o presidente do INSA, Fernando de Almeida, «este apoio da FENPROF é muito importante e veio no momento certo». «Nesta pandemia, o Instituto desenvolve um conjunto de ações que passam pela análise laboratorial de centenas de amostras diárias pelo método PCR em tempo real recolhidas em hospitais e centros de saúde, pela análise da curva epidemiológica e formulação de cenários prospetivos, pela sequenciação do genoma do vírus para reconhecimento das estirpes e acompanhamento das linhas epidemiológicas e pelos testes serológicos para verificação da imunidade humana ao SARS-CoV-2 e, por último, o início do Inquérito Serológico para Covid-19», explicou Fernando de Almeida. Neste contexto, «os equipamentos informáticos são uma ferramenta indispensável aos profissionais de Saúde que, todos os dias, combatem de forma desigual este inimigo silencioso», concluiu.

Os nove equipamentos informáticos portáteis que o INSA identificou foram adquiridos já em junho pela FENPROF e foram agora entregues pelo Secretário-geral, a presidente do Conselho Nacional e os presidentes dos sindicatos da FENPROF do continente a uma delegação da Direção do INSA, presidida pelo Dr. Fernando de Almeida, que os guiou na visita pelas instalações, onde a FENPROF teve o privilégio de contactar também com alguns dos responsáveis pela ação que está a ser desenvolvida no combate à COVID-19.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge é um organismo público integrado na administração indireta do Estado, sob a tutela do Ministério da Saúde, dotado de autonomia científica, técnica, administrativa, financeira e património próprio. Para além da importante atividade no desenvolvimento investigativo em torno da pandemia de que o nosso país está também a ser alvo, o Instituto desenvolve a sua atividade em áreas como das doenças infeciosas, da epidemiologia e da genética humana, mas também noutras como da alimentação e nutrição, da saúde ambiental ou da promoção da saúde e prevenção de doenças não transmissíveis, sendo um dos mais reputados organismos, interna e externamente, em diversos domínios. 

No final da visita, o Secretário-geral da FENPROF confessou que «é extremamente gratificante saber que ficamos associados ao importante trabalho desenvolvido pelo Instituto Ricardo Jorge e penso que os professores também sentem orgulho por poderem contribuir para um combate que é de todos».

 

Está em... Home Última Hora FENPROF entrega donativo para o combate à COVID-19 e conhece o trabalho desenvolvido no INSA