apresentacao

ESTUDO SOBRE E@D
Professores assinalam aumento das desigualdades e cansaço extremo

Síntese da apresentação dos resultados do Questionário realizado com a participação dos professores sobre o E@D, Mário Nogueira, falando aos jornalistas, no final da Conferência de Imprensa deu a conhecer os aspetos mais importantes do estudo realizado pela FENPROF que vai, agora, ser entregue a diversas entidades oficiais e organizações da comunidade educativa.

- declarações aos órgãos de comunicação social

A FENPROF pretendeu saber a opinião dos professores sobre o teletrabalho ou, usando a designação oficial, o ensino a distância, para o qual os publicitários encontraram a sigla E@D, tentando passar uma ideia de modernidade, quiçá, a Educação do admirável mundo novo, que teria agora a oportunidade de se revelar.

As respostas dos professores não deixam dúvidas, com a opinião maioritária a resumir-se numa afirmação que se poderá tornar icónica: O ensino não é isto, nem nada que se pareça!

Apesar disso, os professores, como sempre, foram solidários com os alunos e colocaram ao seu serviço as casas, o computador, a Internet, o telemóvel e, até, a sua privacidade. Fizeram-no porque, desde cedo, perceberam que a tutela não estava a fazer a sua parte. Não a de emitir ordens, orientações, circulares, disposições, plataformas ou aplicações, pois essas têm jorrado em cascata, mas a de, atempadamente, criar condições efetivas para o que designou por E@D. Deixou cada um à sua sorte e todos por sua conta.

Nas respostas abertas, há dois tópicos que os professores destacam:

- A desigualdade entre os alunos, que se agravou, em alguns casos, perigosamente. Assinalam, como principais razões, a falta de apoios, que, para alguns, são absolutamente indispensáveis e, também, as questões de ordem social que, já tendo contornos graves, se tornaram ainda mais problemáticas, com dois milhões de trabalhadores a ficarem em layoff ou no desemprego. Esta situação tem forte repercussão no funcionamento das famílias, designadamente no acompanhamento dos filhos;

- O desgaste dos professores, que manifestam enorme cansaço, decorre de diversos fatores, que vão da necessidade de adaptação a um modelo inédito de atividade até ao facto de ser bastante mais complicado, estando distante, acompanhar todos os alunos e satisfazer as necessidades educativas específicas de cada um; contribui, ainda, para este desgaste o facto de a atividade profissional ter tomado conta de todas as horas do dia e, ao invadir a casa de cada professor, dificultar a sua indispensável e saudável separação da vida familiar.

Confirma-se que, a meio do terceiro período letivo, mais de metade dos docentes ainda não tinha conseguido contactar com todos os seus alunos; apesar disso, mais de dois terços avançaram novos conteúdos curriculares, impelidos que foram pelas direções de algumas escolas e pelo ministério da Educação; porém, de entre esses docentes, é significativo o número dos que afirmam não considerar esses conteúdos na avaliação que farão dos seus alunos. Conscientes dos défices que se verificarão no final do presente ano letivo, os professores consideram inevitável, em 2020-2021, tê-los em conta, tentar superá-los e reforçar os apoios pedagógicos aos alunos.

O próximo ano letivo, pelo menos no início, continuará condicionado por medidas de segurança sanitária, com implicação na constituição de turmas, no resguardo de doentes de risco, nos horários dos professores, na higienização de instalações, nas condições de trabalho e de segurança de toda a comunidade escolar, entre outros aspetos que terão de ser considerados nos diplomas relativos à constituição de turmas e à organização do ano letivo 2020-2021.

O Secretariado Nacional


apresentacao

Apresentação feita aos profissionais da Comunicação Social – Quadros com os gráficos do estudo
(dados obtidos a partir do questionário aos professores de todo o país, de acordo com a sua representação regional e por setor de ensino)

Apresentação com os gráficos explicados aos órgãos de comunicação social. Esta apresentação pode ser encontrada no site da FENPROF ou a ela pode aceder-se a partir daqui.


CIEstED

Sobre as respostas abertas do Questionário sobre E@D

Na parte da final da Conferência de Imprensa,o Secretário-geral da FENPROF apresentou uma seleção dos mais de 10.000 comentários que os professores deixaram nas respostas abertas do Questionário sobre E@D realizado pela FENPROF em maio de 2020.

Os relatos, as reflexões e as críticas e opiniões dos docentes são, neste questionário, de uma enorme riqueza e refletem bem o sentir dos professores e educadores em relação quer quanto à forma como foram apoiados ou não em todo este processo, quer quanto ao seu desenvolvimento e o impacto que tem nas crianças e jovens portugueses.

 

Está em... Home Última Hora Professores assinalam aumento das desigualdades e cansaço extremo