Florinhas

Romance Florinhas de Soror Nada, de Luísa Costa Gomes vence Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues

Luísa Costa Gomes, com o romance Florinhas de Soror Nada (D. Quixote 2018), venceu o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2019, instituído pela FENPROF com o apoio da SABSEG, e que, em 2017, tinha sido ganho por Isabela Figueiredo, com o romance A Gorda, em 2015, por Lídia Jorge, com Os Memoráveis, e, em 2013, por Ana Cristina Silva, com O Rei do Monte Brasil.

Florinhas LuisaCostaGomesO júri, constituído por Paulo Sucena (FENPROF), José Manuel Mendes e Paula Mendes Coelho, deliberou, por unanimidade, distinguir o romance Florinhas de Soror Nada, de Luísa Costa Gomes, «relevando o extremo rigor da sua construção e da linguagem, cujo poder de inventiva e contágio, a par de personagens intensas e do entrecho, desmontam os lugares comuns concernentes às relações entre a fé e o conhecimento, ao feminismo estereotipado e à vacuidade manipuladora do chamado politicamente correcto».

A FENPROF assinala com satisfação que Luísa Costa Gomes, com este seu belíssimo romance, se vem juntar a nomes cimeiros da literatura portuguesa contemporânea na área da ficção, cujo prémio alterna com o Prémio de Poesia António Gedeão, que foi ganho, em 2012, por Ana Luísa Amaral, em 2014, por Manuel Gusmão, em 2016, por Nuno Júdice, e, em 2018, por Daniel Jonas, autores que muito prestigiam esta iniciativa da Federação Nacional dos Professores.

Está em... Home Última Hora Romance Florinhas de Soror Nada, de Luísa Costa Gomes vence Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues