BarrasOuro

O mesmo dono de colégio que esconde barras de ouro na banheira, atira trabalhadores para o layoff

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA – LOURIÇAL | 11H00 | 23 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)

Durante largos anos, os donos de colégios com contrato de associação, onde se inclui o Instituto D. João V, do Louriçal, obtiveram grandes lucros e acumularam enormes fortunas à custa dos direitos dos seus trabalhadores. Agora, imoralmente, atiram trabalhadores para o layoff, com perdas em alguns casos de cerca de 800,00 euros.

Num momento em que, por força da redução, e bem, do número de turmas financiadas pelo Estado a esses colégios, estes têm menos turmas e menos alunos e por isso necessitam de menos pessoal docente e não docente. Acontece que, apesar desta nova situação, a direção do Instituto D. João V pretende continuar a manter as suas margens de lucro, não olhando a meios para o conseguir. Competiria, neste caso, à direção do referido colégio cumprir a lei e negociar com os trabalhadores um processo de rescisão ou desencadear um processo de despedimento, com o pagamento das devidas indemnizações aos trabalhadores.

Mas não, António Calvete optou por atirar os docentes do Instituto D. João V para o layoff, reduzindo o horário de trabalho e cortando proporcionalmente o valor dos salários, corte esse que chega a atingir, em alguns casos, os 800,00 euros.

Trata-se de uma situação incomportável, mas que faz parte da chantagem exercida sobre os trabalhadores, para que estes cessem o contrato por sua iniciativa, prescindam das indemnizações por rescisão ou despedimento e, dessa forma, não onerem a conta bancária deste conhecido empresário, o qual, soube-se recentemente, possuía barras de ouro escondidas na banheira, que foram adquiridas, provavelmente, à custa dos salários e dos financiamentos que recebeu, durante anos, com a cumplicidade de sucessivos governos.

Para denunciar pormenorizadamente esta situação e anunciar as medidas que serão tomadas pela FENPROF, realiza-se na próxima segunda-feira, à porta do Instituto D. João V, no Louriçal, uma conferência de imprensa, com a presença do secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, e da Coordenadora Nacional do sector, Graça Sousa, bem como de dirigentes regionais do SPRC, Anabela Sotaia e Vitor Gomes, para a qual agradecemos a maior atenção e acompanhamento dos/as senhores/as jornalistas e dos órgãos de comunicação social. Estarão, também, presentes professores deste colégio que poderão relatar a situação em que se encontram.

Está em... Home Última Hora O mesmo dono de colégio que esconde barras de ouro na banheira, atira trabalhadores para o layoff