- Detalhes
- Criado em 08.03.18
Plenário em Leiria
Pelos direitos profissionais dos docentes
Afirmação da determinação e mobilização para a luta
Realizou-se em 6 de Março, em Leiria, mais um Plenário Distrital. Como vinha acontecendo nos outros distritos, também neste distrito a participação dos Professores foi elevada.
O actual momento negocial, a falta de propostas do governo que concretizem o compromisso assumido com os docentes, a fuga ao respeito pelos objectivos traçados em negociação e pelas decisões da Assembleia da República, designadamente do Grupo Parlamentar do PS, a verificação de que só pela luta será possível reverter este caminho de inflexão na recuperação dos direitos apagados pelos governos anteriores, justificam a forte participação e a força que nos professores e educadores segue em crescendo.
A luta contra o apagão do tempo de serviço ganha, agora, uma importância crucial, mas matérias como os horários de trabalho, a correcta definição da componente lectiva, o regime específico de aposentação e o combate ao desgaste profissional, à municipalizarão e contra a precariedade são objectivos centrais da luta em curso, designadamente das greves já agendadas.
Por todo o país, as salas enchem-se e o esclarecimento de vários aspectos, como em relação ao descongelamento das progressões, ao reposicionamento e sobre o que à recuperação do tempo de serviço diz respeito, torna mais clara a gravidade da situação.
A disponibilidade para a realização de uma forte greve na REGIÃO CENTRO no dia 15 de Março (distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu) ganha força e faz crescer a mobilização. No resto do país a greve realizar-se á nos dias 13, 14 e 16 de Março, respectivamente no Norte e RAMadeira, Sul e RAAçores e em Lisboa.
A LUTA TEM DE CONTINUAR!