Burnout

FENPROF reune com o M.E. sobre desgaste profissional e envelhecimento da profissão 

Reunião com o ME/Governo (30 de Janeiro) visa encontrar formas de combate aos efeitos negativos do exercício continuado da profissão docente, designadamente através da alteração legal das condições de trabalho

A 30 de Janeiro (9.30 horas, no ME – Av. 5 de Outubro) terá início a discussão entre a FENPROF e o ME, tendo em vista a negociação das formas de resolução dos problemas atinentes ao desgaste dos professores, seja o problema dos horários de trabalho, seja o do envelhecimento. 

Face ao compromisso negocial do ME/Governo, a FENPROF considera que devem ser criadas as condições para que se dêem passos seguros, mas também céleres, nas alterações a introduzir no quadro legal vigente, de forma a que, já no próximo ano lectivo, seja possível que os efeitos desta negociação comecem a sentir-se.

Esta reunião corresponde a uma primeira reunião exploratória das várias situações que devem ser consideradas em vários domínios designadamente: em relação ao horário de trabalho, ao número de alunos por turma, ao número de níveis por professor e às reduções da componente lectiva, mas também, pretende a FENPROF, das condições para o início do debate e da negociação de uma aposentação que reconheça a especificidade da profissão docente  – tudo medidas que visam o combate ao desgaste profissional e ao envelhecimento e que têm influência directa na produção de conhecimento, no reconhecimento do papel formativo e educativo da Escola, nas condições de aprendizagem dos alunos e no emprego público.

“O desgaste dos professores, porém, não se resume aos factores antes identificados, ainda que estes sejam dos mais importantes. A FENPROF pretende saber tudo o que se passa com o corpo docente: razões do desgaste, consequências na actividade docente, problemas para a vida pessoal dos professores. Nesse sentido, FENPROF e Universidade Nova de Lisboa assinaram um protocolo, no âmbito do qual uma equipa de investigadores, coordenada por Raquel Varela, vai realizar o maior e mais completo estudo já realizado em Portugal sobre esta temática. Hoje, ainda, será convocada uma Conferência de Imprensa em que este importantíssimo estudo será apresentado publicamente.(SN, 29.01.2018)

Está em... Home Última Hora FENPROF reune com o M.E. sobre desgaste profissional e envelhecimento da profissão