AmadeuGaud

SAUDAÇÃO

 

Ensino secundário na Nazaré é resultado da luta pelo fim dos benefícios ao sector privado

Petição em Defesa da Escola Pública subscrita por milhares de cidadãos do distrito de Leiria foi um grande contributo para garantir o ensino secundário público na Nazaré

Desde do presente ano lectivo (2017/18) que a Nazaré ensino secundário público (Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio). A aberração da situação que estava antes estabelecida só se pode perceber pelo interesse que sucessivos governos tiveram em manter privilégios que, durante quase 30 anos, o sector privado teve em Portugal, com centenas de milhões de euros desviados do erário público, uma grande parte para engordar contas bancárias dos proprietários dos colégios.
O SPRC e a FENPROF, desde o primeiro momento, fizeram esta denúncia e, há 4 anos, desencadearam um processo amplo, a nível nacional, de subscrição de petições e de promoção de uma vasta campanha em defesa da Escola Pública. Da petição do distrito de Leiria, discutida em Plenário da Assembleia da República por ter acolhido mais de 4500 assinaturas, constava:

“(…) no caso do distrito de Leiria, existem 17 Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo, muitos deles a curta distância das Escolas Públicas. Numa aberta concorrência desleal, alunos são “cativados” pelos colégios e o Governo tem retirado turmas às Escolas Públicas em favorecimento claro do Ensino Privado. É inaceitável o condicionamento do alargamento da resposta da Escola Pública, nomeadamente ao 3º CEB e ao Ensino Secundário nas localidades da Benedita (Alcobaça) e Nazaré (respectivamente). 
Os 32,5 milhões de euros (dados de 2012) transferidos do OE para os Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo enquadram-se no objectivo de favorecimento do Ensino Privado. 
Os signatários consideram que é urgente inverter esta política educativa, assegurando uma Escola Pública de qualidade ao serviço do País e dos Portugueses.”

É, pois, com grande regozijo que a direcção do SPRC dirige uma forte saudação a todos os professores e educadores e às comunidades educativas que, envolvendo-se neste processo, deram um grande contributo para a resolução da situação.

A Direcção do SPRC

 

 

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