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Esclarecimento põe as AEC no seu devido lugar

Tempo de brincar é tempo de brincar. Este foi seguramente um dos temas mais apuradamente tratado pela FENPROF e pelos seus sindicatos relativamente à organização do 1.º ciclo do ensino básico, desde que o governo Sócrates/Maria de Lurdes Rodrigues decidiu institucionalizar as AEC como instrumento imperfeito para a satisfação da exigência das famílias.

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Deixando para trás todas as piadas sobre esta coisa da “escola a tempo inteiro” que sobre este assunto se produziram, desde as que foram feitas sobre “porque não deixar os miúdos a dormir na escola? Ao menos não chateavam!”, o ME veio, agora, finalmente, escrever o que consta do arquivo reivindicativo dos professores sobre esta matéria.

A FENPROF tem insistentemente chamado a atenção para a excessiva escolarização dos alunos do 1.º CEB, á custa do empobrecimento do currículo e da transferência para as AEC daquilo que pertence à Escola. Neste sector passou-se do nada ou do razoável para o mau e pernicioso.

Agora, com a publicação deste esclarecimento da Direcção-Geral da Educação, finalmente, as AEC devem ser:

  • – tempo de brincadeira livre
  • – actividades de carácter lúdico
  • – realizadas evitando-se a sala de aula
  • – sem trabalhos de casa
  • – espaço inclusivo
  • – tudo menos componente curricular

Pasme-se o atrevimento de se transcrever Bernard Shaw, a abrir: Não paramos de brincar porque envelhecemos; envelhecemos porque paramos de brincar.

Espera-se que seja uma instrução para cumprir. Atrevam-se a cumprir e são os miúdos que ficam a ganhar!

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