nuno judice

Prémio Literário António Gedeão 2016

Prémio Literário instituído pela FENPROF e apoiado pela SABSEG atribuído a Nuno Júdice, pelo livro A Convergência dos Ventos (Dom Quixote, 2015). A FENPROF e a SABSEG levam a efeito, anualmente, um prémio literário, que alterna entre Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues, para romance, e Prémio Literário António Gedeão, para poesia.

O Júri da edição de 2016 – poesia – composto por José Manuel Mendes, Paulo Sucena e Teresa Martins Marques, reuniu em véspera da comemoração do Dia Mundial dos Professores, em 4 de outubro, e decidiu, por unanimidade, distinguir o livro A Convergência dos Ventos, de Nuno Júdice (Dom Quixote, 2015).

“Nesta obra”, refere a acta da reunião final que determinou esta decisão, “ressalta a mestria de uma escrita que se renova através de uma metapoética depurada e de uma diversidade temática surpreendente nos seus tons disfóricos, críticos, irónicos ou de maior comprazimento.

O júri do Prémio Literário António Gedeão 2016 relevou, ainda, “a polissemia do lexema vento, que titula a obra, como núcleo aglutinador de uma poética revalorizadora do sentido, através de uma riquíssima imaginística que suporta um pensamento poético-filosófico de notável qualidade, mesmo se comparado com a restante obra do autor”.

O Prémio Literário António Gedeão, instituído pela Federação Nacional dos Professores – FENPROF, e patrocinado pela SABSEG – Corretor de Seguros, destina-se a galardoar uma obra de poesia em português e de autor português, publicada integralmente e em 1ª edição no ano de 2015.

Este prémio tem como finalidade distinguir obras literárias, de poesia e ficção narrativa, em anos alternados, de professores no activo ou aposentados, de qualquer grau de educação e de ensino, público ou privado, e também de docentes deslocados em outros serviços ou funções.

O Prémio de Poesia António Gedeão – 2016, contemplou livros cuja autoria se enquadrava nos requisitos anteriormente explicitados.

O valor deste prémio, a cujo concurso não são admitidas obras póstumas, é de € 7.500.00 (sete mil e quinhentos euros).

Lisboa, 6 de outubro de 2016

A FENPROF                                      

A SABSEG

Está em... Home Última Hora Prémio Literário António Gedeão 2016