EnsSupMudancas

“Ensino Superior: que mudança?” - Debate com académicos e com representantes dos partidos

23 de setembro | 14H30 | Lisboa | ISEL (Anfiteatro principal) [Ver cartaz]

“Ensino Superior: que mudanças?” é o mote para um debate que reúne todos os condimentos para ser útil, interessante e esclarecedor

quanto ao que académicos e partidos poderão vir a defender e a promover no novo quadro político que sairá, certamente, das próximas eleições legislativas de 4 de Outubro.

A FENPROF que tem denunciado fortemente as políticas que o atual governo impôs no ensino superior e na ciência, muito condicionadas por um crónico subfinanciamento, garrote que condiciona as instituições de ensino superior e a investigação científica nos necessários investimentos, na promoção da qualidade, no desenvolvimento de projetos, na garantia de estabilidade profissional, entre muitos aspetos de relevante interesse para o futuro destes dois sectores, escolheu um painel de participantes, nas duas sessões deste debate, que são garantia da sua relevância, no atual quadro político eleitoral.

A saber, no primeiro painel – O futuro do sistema – estão já asseguradas as participações de Cristina Delerue Matos (Docente e Investigadora do ISEP), João Sobrinho Teixeira (Presidente do IP de Bragança e ex-Presidente do CCISP), Pedro Lourtie (Presidente do Conselho Geral do IP de Leiria) e Rui Antunes (Presidente do IP de Coimbra). Painel que, centrando-se, particularmente, nas questões relacionadas com o que se espera e deseja do futuro do ensino superior politécnico, não deixará de abordar aspetos relacionados com um sistema binário que se aprofunda cada vez mais (resultado de uma política que desvaloriza o direito dos portugueses a um ensino superior de qualidade em toda a extensão do território e desvaloriza as próprias formações da grande maioria da população), em vez de, natural e estrategicamente, se promover a aproximação entre os dois subsistemas.

No segundo painel – Propostas Políticas  – todas as forças partidárias com assento parlamentar já confirmaram a sua presença. Assim, a coligação PSD/CDS-PP (PàF) estará representada pela deputada Isilda Aguincha, o PS pelo deputado Pedro Delgado Alves, o PCP-PEV (CDU) pela deputada Rita Rato e o BE por João Mineiro. Este painel permitirá abrir um espaço de debate entre os participantes na mesa e na sala e esclarecer sobre quais os compromissos, as garantias, a estratégia e as mudanças que os partidos estarão disponíveis para apoiar e realizar.

É tendo em conta, quer a importância estratégica desta iniciativa, quer a clarificação que os presentes, necessariamente, pretendem encontrar, que o Secretariado Nacional da FENPROF endereça aos órgãos de comunicação social e aos/às senhores/as jornalistas o convite para que façam o acompanhamento dos dois painéis.

SUP DEF

Está em... Home Última Hora “Ensino Superior: que mudança?” - Debate com académicos e com representantes dos partidos