SPRC Informação

Topo
#sprcinformação · Junho 2019 · Nº 5
NACIONAL

10Julho2019

10 de Julho – Manifestação Nacional

POR SALÁRIOS, CARREIRAS, HORÁRIOS – CONTRA O ENVELHECIMENTO DA PROFISSÃO, PELO REJUVENESCIMENTOS DOS QUADROS

Docentes e Investigadores participam pelas suas carreiras, em defesa de horários justos, contra o envelhecimento a profissão e pela estabilidade profissional

No dia 17 de Junho, o Conselho Nacional da CGTP-IN, confederação sindical que o SPRC integra, aprovou uma resolução na qual se apela à participação dos trabalhadores de todos os sectores na Manifestação Nacional que se realiza no próximo dia 10 de Julho.

[Continuar a ler...]


 calendarioRecuperação parcial do tempo de serviço


Ministério da Educação recusa alterar prazo para manifestação de opção, confirmando que desrespeito pelos professores é para levar até ao fim.

[Continuar a ler...]

 

 

 


 recalmacaoEscolas obrigadas a aceitar Reclamação

Os professores, ao optarem por uma das modalidades de recuperar 2A 9M 18D, tenham ou não de apresentar requerimento, deverão entregar, na escola/ agrupamento, Reclamação pelo tempo em falta.

[Continuar a ler...]


 

 

 


 votos congressoDocumentos aprovados no 13.º Congresso

Consulte aqui todos os documentos aprovados pelos delegados no 13º Congresso Nacional dos Professores, designadamente o Programa de Ação e a Resolução sobre a Ação Reivindicativa para o triénio 2019-2022, bem como todas as Moções apresentadas e aprovadas. Também pode encontrar o Caderno sobre o Ensino Particular e Cooperativo, IPSS e Misericórdias, e, ainda, a Carta Reivindicativa sobre a Formação Contínua de Professores e a Carta Reivindicativa do Departamento de Aposentados.

 

 


ENSINO SUPERIOR 
 leitoresLeitores das Universidades Portuguesas desprezados pelo Governo

Ministro Manuel Heitor assumiu compromisso, mas, depois, desapareceu de cena! É apenas de algumas dezenas o número de leitores que continuam a trabalhar a tempo integral. Esse número tem vindo a baixar de ano para ano porque o governo não demonstrou vontade para resolver o problema de precariedade que afeta estes docentes, antes parecendo que se quer ver livre deles. As instituições de ensino superior, de uma forma geral, até têm manifestado abertura para resolver o problema e integrar nos quadros os seus leitores que, em alguns casos, nelas exercem atividade há três décadas. Mas no governo alguém está a impedir a resolução do problema.

[Continuar a ler...]


SITUAÇÃO INTERNACIONAL

bolsonaroAs fraxilidades de Bolsonaro

por Duarte Correa, Professor de História e Analista Internacional. Membro do Secretariado e do Conselho Federal da Federação de Ensino da Confederação Intersindical Galega (CIG-ENSINO)

[Continuar a ler...]

 

 

 


DIVULGAÇÃO

livro

Literatura Infanto-Juvenil
A Estrela do Lapedo, de Ana Luísa Pleno Rajão

Baseada em factos reais suportados num extraordinário achado arqueológico, em1998 ,perto de Leiria, A Estrela do Lapedo pretende contar a história da curta vida de uma criança da Pré-História.

Com ilustrações da Bolota, esta novela juvenil toca temas tão atuais como o respeito pela diferença, pela Natureza, ou a igualdade de género; mas, sobretudo, fala da cumplicidade e do amor profundo entre um pai e uma filha, independentemente do tempo histórico em que se vive.

Tudo misturado de sonho e magia, pigmentos sem os quais, segundo a sua autora, a vida seria uma tela em branco.

À venda em livrarias ou em www.trintaporumalinha.com.


 
 
 
 
Está em... Home SPRC Informação