AmadeuSouzaCardoso thumb

Amadeu de Souza Cardoso e sindicalismo
Curiosamente, ou talvez não, de mãos dadas na acção

Realizou-se no passado dia 8 de Outubro mais uma iniciativa do DA-SPRC. Desta vez os professores aposentados foram até Amarante relembrar Amadeu de Souza Cardoso.

A iniciativa contou com a presença de cerca de 40 professores e, para além de uma visita pedonal guiada à cidade, os participantes visitaram o Museu Municipal que tem exactamente o nome do pintor e ainda a casa de Manhufe e a do Ribeiro (ateliê do artista) que não estão abertas ao público em geral e sempre em visita guiada. 

Como sempre houve um momento de reflexão político-sindical. Num contexto político diferente, com uma nova recomposição da Assembleia da República, numa situação de profunda desvalorização da profissão docente, com a docência a passar por uma profunda crise, a nível da formação inicial, de falta de professores jovens e de profundo envelhecimento da profissão, adivinha-se a passagem em breve por uma situação muito complicada à qual todos teremos de fazer frente. É também nesta perspectiva de apoio á luta dos professores no activo, dos jovens que queira vir para a profissão e de desenvolvimento da luta em defesa de uma aposentação justa que a acção do SPRC e da FENPROF se faz sentir. Esta foi, por isso, uma excelente oportunidade para falar de todas estas coisas.

 Foi mais uma jornada de afirmação do DA-SPRC que contou com professores dos distritos de Coimbra, Leiria e Aveiro. 

AmadeuSouzaCardoso1

AmadeuSouzaCardoso2

Está em... Home Sectores Aposentados Curiosamente, ou talvez não, de mãos dadas na acção