23 de Março · Encontro de Professores Aposentados em Aveiro

A Direcção Distrital de Aveiro  (DDA) do SPRC organizou um dia de convívio e de cultura e convidou os professores aposentados para nele participarem.
Aveiro bonita cidade, cheia de coisas belas que merecem ser bem conhecidas  foi o local escolhido.

A Primavera chegou chuvosa e fria mas o dia 23 de Março presenteou-nos com um sol radioso. O ponto de encontro foi o Museu de Aveiro, conhecido também por Convento da Princesa Santa Joana ou Convento de Jesus, e às 10 horas lá estava um grupo de professores aposentados acompanhados pelo colega António Morais da DDA.

O programa delineado iniciou-se. Durante cerca de três horas, sem cansaço nem aborrecimento, seguimos o percurso monumental e o da exposição permanente do Museu de Aveiro, circuitos distintos mas complementares, acompanhados por um guia que, com entusiasmo e gosto pelo trabalho que estava a realizar, relatou a história do Museu ligada à arte e aos espaços por onde íamos passando. Foi uma visita muito rica em que o apoio do guia foi essencial. Sem ele muitos aspectos de interesse histórico e monumental nos teriam passado despercebidos.

A hora do almoço chegou. No restaurante “Legado da Ria” saboreámos o merecido almoço e convivemos.

O programa não estava terminado. Havia ainda a visita ao Círculo Experimental de Teatro de Aveiro (CETA)e um passeio, em moliceiro, pelos canais da ria.

O colega António Morais contou-nos resumidamente a história do CETA, iniciada por um grupo de jovens de Aveiro em Fevereiro de 1959 que, desde essa data, ininterruptamente, cumpriu os seus objectivos tendo  levado à cena mais de 117 peças de teatro.

Ainda, nas instalações do CETA trocámos algumas impressões sobre a situação político-sindical e a importância de nos mantermos atentos e participativos.

A caminho do fim, seguimos até à Ria, tomámos o moliceiro e alegremente passeámos durante 45 minutos pelos canais da ria – Central, Cojo, Pirâmides e S. Roque – observando o que de belo surgia nas suas margens como os antigos palheiros de armazenamento do sal, o velho bairro dos pescadores, o edifício da Assembleia Municipal, antiga capitania do Porto de Aveiro, o Rossio verdejante…

Bons momentos de cultura e de convívio que a Direcção Distrital de Aveiro proporcionou aos associados do SPRC 

[Ver fotos]

Está em... Home Sectores Aposentados 23 de Março · Encontro de Professores Aposentados