Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

LogoMosteiro

O Serviço Educativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha convida V. Exas a participar num Workshop de desenho orientado por António Gil “O Olhar de Pier Maria Baldi”.

Após a vista da cidade de Coimbra de Georg Hoefnagel é a de Pier Maria Baldi a segunda mais antiga até hoje conhecida.

O Serviço Educativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, pretende dar a conhecer esta magnifica gravura, com a qual (réplica) se inicia o percurso expositivo do Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. E se ilustra o relato da passagem por Coimbra, integrada num périplo por Espanha e Portugal, do futuro Cosme III de Médicis, Grão-Duque da Toscana, em 1669. Bem como, evidenciar a paixão de António Gil, arquiteto, professor e pintor, pelo desenho e aguarela.

Neste dia em que se celebra o amor, vamos interligar este sentimento com a arte, com a nossa cidade e com o mosteiro.

O workshop poderá decorrer em espaço interior ou exterior, dependendo das condições climatéricas que se fizerem sentir.

- Duração: 2 horas

- Público-alvo: adultos

- Local: Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra

- Inscrições: 239 801 160  ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aguardamos pelas vossas inscrições!

OlharDePierMariaBaldi


O Serviço Educativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, convida todas as famílias com crianças entre os 6 e os 10 anos, a participar na atividade de Carnaval “Isto são coisas de Fantoches – Do Palácio para o Mosteiro”.

A proposta comtempla uma peça de teatro de fantoches e uma visita guiada à exposição temporária "O Azeviche. O Sagrado e o Profano".

A história “Do Palácio para o Mosteiro”, situa-se cronologicamente em meados do século XIV e espacialmente nos Claustros do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Dá a conhecer de uma forma caricaturada, algumas das particularidade da vida em clausura, assim como as peripécias de um quotidiano intramuros. Ainda a relação da comunidade com o “Sagrado e o Profano” materializada em objetos que hoje em dia podemos ver em exposição no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Dão corpo e voz a esta história a Freira Lucrécia, mais conhecida como Mana Lu e a Noviça Filipina (mais conhecida por Lipa), cada uma delas muito determinada em levar avante os seus desígnios e com uma espiritualidade muito díspar. E por fim, a menina Beatriz, e o menino João, duas crianças astutas mas também ingénuas, filhos de Inês de Castro e Dom Pedro.

Público-alvo: famílias/adultos e crianças dos 6 aos 10 anos/1º ciclo;

Horários

Dia 8/02/2018 (quinta-feira) pelas 10h30

Dias 10 (sábado), 11 (domingo) e 13/02/2018 (terça-feira) pelas 15h00

Duração: 1h15m

Taxa de ingresso: 3 euros por participante

As inscrições, limitadas à lotação da sala com capacidade para 30 lugares, devem ser realizadas até 3 dias antes para o número 239 801 160 ou para o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Mosteiro fantoches

Está em... Home Mosteiro de Santa Clara-a-Velha