IgualdadeGeneroSEMESTRE DA IGUALDADE 1

Gestão democrática? Ou assédio nas escolas…

A gestão das escolas carece de uma democratização, tendo por base um modelo mais participativo e democrático, com a eleição de todos os seus órgãos pelos professores, educadores, trabalhadores não docentes, representantes dos pais e, no caso do ensino secundário, também pelos representantes dos alunos.

Os professores e educadores responsáveis por todas as estruturas intermédias de gestão e coordenadores de estabelecimento também deverão ser eleitos pelos seus pares, numa perspetiva colegial. Na verdade, e muito lamentavelmente, há casos em que se verificam abusos do poder, clima de insegurança e de medo, prepotência, bem como o alheamento em relação aos assuntos da vida escolar. Verificam-se problemas ao nível da colocação de professores/educadores e dos seus horários. O trabalho nas escolas passou a ser mais competitivo do que colaborativo, o que, inevitavelmente, prejudica as relações interpessoais e o ambiente de trabalho, havendo comportamentos indesejados como gestos, palavras ou atitudes baseados em fatores de discriminação; estas posturas têm, muitas vezes, como finalidade perturbar ou constranger as pessoas, afetando-as na sua dignidade, mediante o recurso a climas hostis, degradantes, humilhantes ou desestabilizadores, o que se enquadra na definição de ASSÉDIO. 

IgualdadeGeneroA Igualdade de Género na Escola

Ana Catarina Oliveira, Membro da Direcção Distrital de Coimbra do SPRC

Imaginemos que damos, em sala de aula e como parte de um exercício, a tarefa de procurar no dicionário e registar os significados das palavras “mulher” e “homem”. O mais provável é encontrarmos os seguintes registos:

“mulher nf 1 pessoa adulta do sexo feminino 2 pop esposa; companheira”

“homem nm 1 mamífero primata, bípede, que se distingue dos outros animais pela capacidade de produção de linguagem articulada e desenvolvimento intelectual 2 ser humano 3 pessoa adulta do sexo masculino 4 pop marido; companheiro 5 [com maiúscula] espécie humana; humanidade  de homem para homem com frontalidade e franqueza; sem subterfúgios; homem de bem indivíduo honesto; homem de letras indivíduo que se dedica a uma atividade intelectual; homem de palavra indivíduo que cumpre aquilo que promete; homem que não mente; homem feito indivíduo que atingiu o seu pleno desenvolvimento; adulto”

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