Grundtvig

Effects of Gender Stereotypes on Human Activities
Efeitos dos Estereótipos de Género na Actividade Humana

O projeto ESHA é uma oportunidade para trabalhar sobre os efeitos concretos dos estereótipos de género nas actividades humanas dum ponto de vista europeu. O objetivo é identificar a forma como esses estereótipos influenciam e impedem as pessoas de realizar ações em diversas áreas da vida (em casa, na escola, no trabalho e na sociedade) e combatê-los através da recolha e partilha de ferramentas já existentes e / ou da criação de novas, que possam ser adotadas em todos os países da União Europeia.
As situações relativas a homens e mulheres estão longe de ser iguais nas diferentes regiões da Europa, principalmente por causa de aspetos culturais (e, portanto, estereótipos).
A identificação de indivíduos como homens ou mulheres conduz a determinadas expectativas sociais, confinando-os a papéis em que desenvolvem atividades específicas e claramente delimitadas. A educação desempenha um papel muito importante na disseminação de estereótipos. É por isso que este projeto tem como objetivo desconstruir esse processo de disseminação, definindo com clareza as suas origens e recursos operacionais e criando ferramentas inovadoras que poderão ser incluídos em cursos de formação para adultos.

O projeto ESHA visou desenvolver um conhecimento mais amplo da discriminação de género nos países participantes, a fim de facilitar futuras acções neste domínio. Os parceiros criaram um questionário, que foi preenchido pelas respetivas redes de contactos dos parceiros envolvidos, foram analisados os resultados do questionário e formuladas as respetivas conclusões.

Depois de formuladas as referidas conclusões, foram analisadas e reformuladas algumas ferramentas pedagógicas existentes e, a partir daí, construiu-se uma base de novas ferramentas.


Parceiros envolvidos no projeto:

grecia Greek Mathematical Society – Branch of TrikalaGrécia

espanha Centro Público de Formatión de Personas Adultas – Mislata, Valência – Espanha

rep checa Národní institut detí a mládeze Ministerstva skolství, mládeze a telovýchovy – Praga – República Checa

portugal Centro de Formação do SPRC –  Coimbra – Portugal

turquia Toplumsal Arastirma Ve Gelistirmey Destekleme Dernegi – Trabzom – Turkia

franca GIP Formation Tout Au Long de la Vie – Metz, NancyFrança


• Mobilidades

• Produtos
pdf BD (em Inglês) (em Português) (sem texto)

Está em... Home Formação Projectos Internacionais