Boosting“Boosting Teacher Professional Development: eLearning and the support of on-site learning communities”

Revista Digital divulga Estudo de Caso Europeu desenvolvido no AECS

Após candidatura e posterior seleção da docente Celeste Simões, o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal (AECS) é a única escola portuguesa envolvida no projeto School-Based Case Studies Pilot, da School Education Gateway (SEG). A SEG é uma plataforma online destinada à educação e é um projeto da European Schoolnet (EUN), cuja missão é apoiar os Ministérios da Educação, escolas, docentes e outros parceiros europeus com vista a preparar os agentes educativos para os desafios do século XXI. 

 

O projeto, que teve a sua primeira fase no ano de 2019, foi desenvolvido por outras 9 escolas de 9 países diferentes: França, Malta, Espanha, Roménia, Itália, Alemanha, Irlanda, Croácia e Holanda. As escolas foram selecionadas graças à candidatura individual de docentes dos seus quadros, que, posteriormente, desenvolveram as atividades que consideraram necessárias no âmbito dos seus estabelecimentos de ensino.

O objetivo do projeto foi definir e implementar ações de apoio para os/as docentes que pretendam frequentar cursos do catálogo da plataforma Teacher Academy e sintam algumas barreiras que os/as impedem de escolher estes cursos, bem como mostrar as potencialidades destas formações para a sua progressão e desenvolvimento pessoal e profissional. 

No âmbito deste estudo-piloto, foram desenvolvidas várias atividades no AECS, nomeadamente um inquérito inicial à comunidade escolar sobre as preferências em termos de formação profissional – online vs. em presença - e contou com a criação de um Study Group, em que algumas docentes do Agrupamento colaboraram através da frequência do curso online “Introducing Project-Based Learning in your Classroom” com a monitorização da docente coordenadora. Deste trabalho específico foi dado conta à comunidade escolar do AECS e de outros AE numa ação de curta duração realizada no dia 13 de novembro de 2019. O projeto, que se iniciou em março e terminou, nesta 1.ª fase, em dezembro de 2019, culminou na criação de uma revista digital em que são apresentados todos os passos do trabalho realizado no AECS e em workshops de trabalho fora do país. A Revista – “Boosting Teacher Professional Development: eLearning and the support of on-site learning communities” – encontra-se publicada <https://joom.ag/nD9e> e disponível para ser consultada por todos/as quantos/as revelem interesse por este estudo de caso e desejem replicá-lo nos seus Agrupamentos de Escolas. | Celeste Simões, docente do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal

O SPRC aparece referido na Revista através de vídeo relativo à Acção de Curta Duração que foi realizada no dia 13/11/19 e que o SPRC acreditou (páginas 34/35). 

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