Convento São Francisco

ConventoSaoFrancisco

[Programação do Convento aqui]

O PEMP para este último trimestre de 2018 apresenta uma oferta diversificada de conteúdos de espetáculo para toda a comunidade escolar e não escolar.

Setembro/Outubro vamos conhecer melhor as canções e os artistas que fizeram a “Canção de Coimbra” através de visitas comentadas à exposição “Sons da História: História da Guitarra e da Canção de Coimbra na edição Discográfica, Nacional e Internacional” e “Turnig Points” de Nuno Rebelo. 

Outubro será profícuo em diferentes experiências, no 4 de outubro antecipamos as comemorações da Implantação da República, em jeito de passagem de testemunho uma contadora abre o seu universo a quem a ouve, os ouvintes são iniciados num clima de secretismo que recria os passos que levaram à passagem da Monarquia à República em Portuga. No final de Outubro o jazz vai andar a soar no convento - programação para os mais novos integrado nos Encontros de Jazz uma coorganização Jazz ao Centro e Câmara Municipal de Coimbra. Na véspera dos finados vamos ouvir histórias sobre a morte à qual ninguém escapa com o contador/cantor Carlos Marques.

No próximo ano voltaremos a ter a companhia Marionet com o espetáculo “Glândula Secreta”, uma criação que nasceu no Convento São Francisco em 2017.

Ainda durante este ano iremos ter mais programação que iremos divulgar oportunamente.


 

FESTIVAL CORRENTES DE UM SÓ RIO, visitas comentadas
Visitas para escolas e grupos mediante marcação
Todas as idades

28 Set. a 19 Out.

Duração: 45m
Lot. 1 turma ou até um máximo de 25 participantes
Gratuito

A história da Guitarra e da Canção de Coimbra ganhará vida diante dos nossos olhos. Contada, cantada e dramatizada numa visita, onde os sons e os versos da Canção nos conduzem numa viagem para descobrir “Coimbra menina e moça, rouxinol de Bernardim”.

Org. Projeto Educativo e de Mediação de Públicos do Convento São Francisco/Câmara Municipal de Coimbra


BICICLETA DA REPÚBLICA, espetáculo oficina

04 Out.
2 sessões: 10h00 e 14h30
Dos 8 aos 12 anos

Duração: 90m
Lot. 1 turma ou até um máximo de 25 participantes
* 2 euros

A história da República é contada num tom pessoal a rapazes e raparigas entre os 6 e os 12 anos.
A contadora herdou um álbum de fotografias feito pela sua bisavó, inspirado por Carolina Beatriz Ângelo e pelo ideal republicano. Nele está guardado tudo aquilo que diz respeito a este momento histórico.Em jeito de passagem de testemunho, a contadora abre o seu universo a quem a ouve. Entre linhas, cordas, flores (os cravos brancos das mulheres republicanas), fotografias e xaropadas os ouvintes são iniciados num clima de secretismo que recria os passos que levaram à passagem da Monarquia à República em Portugal.
É um acontecimento interativo pelo que existirão atividades para os participantes se tornarem revolucionários e experimentarem passo a passo os acontecimentos do 5 de Outubro.

Conceção | Suzana Branco, Tânia Cardoso e Vera Alvelos
Interpretação | Tânia Cardoso 


 

ENCONTROS DE JAZZ - Espetáculo em Criação

26 Out. | 10h00
M/6

Um espetáculo para maiores de 6 anos que resulta de uma residência artística promovida pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro.
Disponibilizaremos informação e breve.


A ELA NINGUÉM ESCAPA, de Carlos Marques

31 Out. | 10h00
M/5

Duração: 45m
*2 euros

Ela, a morte, está amplamente representada no reportório dos contos e lengalengas da tradição oral portuguesa aparecendo de diversas formas e assumindo diferentes funções. “A Ela ninguém escapa” nasceu dessa riqueza da literatura popular e desaguou num concerto desconcertante onde o riso atravessa todas as formas musicais. O resgate da memoria coletiva e da reinvenção da mesma é um dos objetivos deste projeto. Por isso, o público que gostaríamos de ver na sala para assistir a este espetáculo é abrangente e intergeracional. É um espetáculo divertido que nos fala sobre os Velhos e a Morte.

Criação e Interpretação | Carlos Marques


GLÂNDULA SECRETA, da Marionet

 

24 Jan a 1 Fev.

Segunda a quinta 10h00 | 14h30
Sextas 14h30
M/6

Duração: 30m
*2 euros

O Fernando quer conhecer a Clara mas ela não quer conhecê-lo pois não gosta dele.

O Fernando insiste pois gosta dela, mas a Clara mostra ao Fernando que é um monstro.

Mesmo assim ele gosta disso e tenta aproximar-se. Ela não gosta. Então o Fernando revela que tem um mapa secreto que indica onde fica a glândula que nos faz gostar dos outros. Ele acha que a Clara pode ter um problema aí, mas ela reclama que não. Decidem então descobrir onde fica a glândula da Clara, que estará algures dentro dela.

 A Glândula Secreta tem por tema os sistemas que compõem os nossos corpos e cujo funcionamento articulado nos permite viver. Somos intrincados. Sustentamo-nos num corpo complexo e pouca atenção dispensamos a conhecer o modo como funcionamos. E isso é surpreendente pela enorme importância que damos ao facto de estarmos vivos. 

Se por um lado existe uma fronteira bem demarcada entre um indivíduo e o que o rodeia, por outro existe uma extensa fronteira entre o indivíduo e o seu interior. Nós existimos aí, nesse espaço inter-fronteiriço. Há processos que ocorrem continuamente em nós durante esta tarefa permanente de nos mantermos vivos. 

A Glândula Secreta procura aproximar as pessoas da estrutura e funcionamento dos seus corpos, aprofundando a sua perceção sobre o que somos e como somos. É uma peça transversal a todas as idades, mas com o público jovem como especial destinatário, tentando ir ao encontro das suas questões quando elas ardem com mais ímpeto.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar." alt="Informação Bilheteira – 239857191 | Horário: 15h às 20h Projeto Educativo e Mediação de Públicos da CMC/Convento São Francisco – 239857193 Horário: dias úteis: 9h30-12h30 / 14h30h-17h30 Av. da Guarda Inglesa n.º 1A 3040-193 Coimbra – Portugal Tel.:+351 23985190 geral | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. " />

Ficha artística e técnica

Discussão e ideias Filipe Eusébio, Francisca Moreira, Laetitia Morais, Lucília Raimundo, Marcelo dos Reis, Mário Montenegro, Pedro Andrade, Rui Simão | Texto e Encenação Mário Montenegro | Interpretação  Filipe Eusébio, Lucília Raimundo | Cenografia, figurinos e adereços  Pedro Andrade | Iluminação e direção técnica Rui Simão | Vídeo Laetitia Morais | Música e sonoplastia Marcelo dos ReisImagem  Pedro Andrade e João Sarnadas | Produção executiva e fotografia de cena  Francisca Moreira | Penteados Carlos Gago – Ilídio Design | Coprodução Marionet / Convento São Francisco – C.M.C | Apoios Fundação Bissaya Barreto, Ilídio Design Cabeleireiros, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente.

 


 

Relembramos que continuamos durante todo o ano com a visita guiada “Por um fio” mediante marcação prévia.

*Relembramos que alunos do escalão de Ação Social Escolar A e B mediante apresentação por parte da instituição, do respetivo comprovativo, não pagam bilhete e os utentes de Instituições de Solidariedade Social, mediante pedido formal dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., usufruem também desta oferta.

Todas estas ações carecem de marcação prévia e poderão fazê-lo para email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


PorUmFio

Por um fio
Visita Guiada | Performance 

Uma visita organizada pelo PEMP - Projeto Educativa e de Mediação de Públicos, em que se conhecem os espaços do convento através de uma performance levada a cabo por uma intérprete. 

Em permanência no convento 

Lotação: 25 participantes 
(≥ 6 anos) 
Gratuito 

Paralelamente à visita teremos atividades desenvolvidas pela Bruáa em parceria com o Convento de São Francisco.


Bilheteira – 239857191 | Projeto Educativo e de Mediação de Públicos – 239857193 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Está em... Home Convento São Francisco