Agenda Cultural

 

O Citemor 2017 arranca sexta-feira 17 de novembro

A 39ª edição do Festival de Montemor-o-Velho tem início este fim de semana. O Teatro Esther de Carvalho acolherá a música da dupla Lavoisier, na sexta 17, e “Notas de um primata suicida” de Miguel Bonneville no dia seguinte, sábado 18, sempre às 21h30. No Quarteirão das Artes, também em Montemor-o-Velho, poderá visitar uma instalação vídeo com as três obras finalistas do LOOPS.LISBOA 2016.

São os primeiros dias de um programa composto por oito propostas performativas, dois concertos e uma instalação video, que se estende até 9 de dezembro, entre Montemor-o-Velho, Coimbra e Figueira da Foz.

No acesso a todos os espectáculos cabe ao espectador definir o preço do bilhete.

Citemor01

LAVOISIER
SEX 17 NOV 21:30 // Teatro Esther de Carvalho, Montemor-o-Velho

A abertura do Citemor 2017 fica a cargo dos Lavoisier que, partindo do conhecido lema "na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma", se inspiraram nas recolhas de Giacometti e no cancioneiro popular português para criarem as suas versões que respiram contemporaneidade. Patrícia Relvas e Roberto Afonso acabam de lançar o primeiro disco de originais, “É Teu”, que servirá de base ao concerto da próxima sexta-feira.


Citemor02

MIGUEL BONNEVILLE // NOTAS DE UM PRIMATA SUICIDA 
SAB 18 NOV 21:30 // Teatro Esther de Carvalho, Montemor-o-Velho

"Notas de um primata suicida" é a última estação do projecto a "Importância de ser Paul B. Preciado” que Miguel Bonneville vem a desenvolver desde o final de 2016.

Após a residência de criação em Montemor-o-Velho, em agosto, Miguel Bonneville estreou em outubro “Arquipélago”, em Lisboa. 

No final de um longo processo de criação, o artista revela a exaustão que advém da imersão - uma espécie de paixão que esmorece - nas obras e teorias de género do filósofo espanhol Paul Preciado e apresenta-nos uma performance singular – uma ilha.

 “Notas de um primata suicida” é o último suspiro do projecto, a solo.


LOOPS.LISBOA
SEX 17, SAB 18, QUI 23, SEX 24 e SAB 25 NOV, 18:00-22:00 // Quarteirão das Artes, Montemor-o-Velho 

LOOPS.LISBOA resulta de uma parceria do Festival Temps d'Images Lisboa e do Museu Nacional De Arte Contemporânea - Museu Do Chiado, que pretende apoiar a criação na área da videoarte. 

A diversidade de olhares sobre o conceito de loop marca tanto os 135 trabalhos inscritos quanto os três finalistas do LOOPS.LISBOA 2016: trabalhos que também dialogam com o cinema, o teatro, a performance, o ativismo, a poesia. A exaustão do loop de “Zootrópio” de Tiago Rosa-Rosso Carvalhas; os segundos de terrorismo poético que se transformam em suspensão de tempo de “Today, I am just a butterfly sending you a sentence” de Patrícia Almeida; e a extensão dos limites do espaço de “Laje Branca” de Pedro Vaz, perfazem o recorte curatorial da segunda edição de Loops.Lisboa.


 39FestivalCitemor

 

logo5

“Laboratório” de Rui Catalão prepara “Assembleia” no TCSB

No âmbito da 39.ª edição do Citemor – Festival de Montemor-o-Velho, A Escola da Noite acolhe no TCSB o “Laboratório”, de Rui Catalão, que dará origem ao espectáculo “Assembleia”, cuja estreia está marcada para 29 de Novembro. A iniciativa é aberta a qualquer pessoa, não requer experiência em artes performativas, é gratuita e oferece ao público uma excelente oportunidade para participar na construção de um espectáculo de teatro. As inscrições estão abertas!

LogoBmQ

Quinta de S. Jerónimo
Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, Loja 2, Coimbra
Tel. 239 403 624 / 915 448 303/ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.bmqbylaralima.comfacebook.com/BmQbyLaraLima

 

 

CaminhosCinema

FusoesCinema

 

O Cinema, sendo uma das manifestações artísticas mais recentes, nasceu e cresceu numa época dinâmica e tecnológica, funcionando muitas das vezes como instrumento pedagógico e educacional. Com um forte relevo no contexto da aprendizagem das novas tecnologias, tem sido fundamental como veio de passagem de informação e conteúdo formativo, implementando e fundindo todas as outras correntes artísticas que, com o Cinema, passaram a ser passíveis de ser registadas com o espírito devido. Qualquer área académica e científica pode ser inspirada pela arte e manifestada pela imagem em movimento, criando uma simbiose entre aquilo que quer ser mostrado e como se quer que se mostre. O foco da câmara passa por vezes a representar aquilo que a boca daquele que ensina quer transmitir, inaugurando muitas das vezes um diálogo que – tendo o filme como plúmula – se torna mais transversal. Estimulando a discussão esperta-se cumulativamente o conhecimento, que é assim analisado sob um ponto de vista académico e educativo. 

O III Simpósio, este ano realizado convenientemente num espaço intitulado Museu da Imagem e do Movimento (m|i|m|o) em Leiria, pretende apresentar-se como um lugar de cultivo do interesse pelo cinema. Através da apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa académica, criar-se-ão momentos de discussão para o escolar e curioso, unindo-se estes pelos reflexos e influências que o Cinema implementa na sociedade contemporânea.

Os Caminhos Film Festival pretendem mostrar o caráter da cinematografia portuguesa.
Como tal, programamos diferentes seleções e secções no festival

[CONSULTE AQUI A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL]

SPRC e GEFAC unidos para divulgar e promover a cultura popular portuguesa

As XVI Jornadas de Cultura Popular do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra coincidem, também, este ano, com as comemorações do 50.º Aniversário do GEFAC, sendo-lhes, por esse motivo, dedicadas.

bonifrates

Visite-nos em www.bonifrates.com

Casa Municipal da Cultura
Rua Pedro Monteiro
3000-329 Coimbra

(+351) 916 615 388
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
facebook.com/bonifrates-cooperativa

ConventoSaoFrancisco

PorUmFio

Por um fio
Visita Guiada | Performance 

Uma visita organizada pelo PEMP - Projeto Educativa e de Mediação de Públicos, em que se conhecem os espaços do convento através de uma performance levada a cabo por uma intérprete. 

Em permanência no convento 

Lotação: 25 participantes 
(≥ 6 anos) 
Gratuito 


Bilheteira – 239857191 | Projeto Educativo e de Mediação de Públicos – 239857193 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 logoINATEL

[Programação do INATEL aqui]

www.inatel.pt
T. +351 271 001 198
F. +351 271 776 034
Tlm. +351 96 6653071

MuseuMachadoCastro copy

[Programação do Museu Nacional Machado de Castro aqui]


Programa de voluntariado

 
DGPC-MNMC

O Museu Nacional de Machado de Castro tem já uma consolidada experiência no acolhimento e envolvimento de voluntários, sendo atualmente, desejável que mais candidatos colaborem, disponibilizando-se para apoiar atividades que se prendem com as áreas de acolhimento ao público e orientação de visitas.

Neste sentido, informa-se que estão abertas as inscrições neste Museu para as áreas mencionadas no âmbito do Programa de Voluntariado.

As inscrições deverão ser submetidas online através do site do Museu e da DGPC onde está disponível uma ficha de inscrição.Inscrição on line http://www.dgpc.pt/voluntariado/

Contamos consigo!


Museu Nacional de Machado de Castro
Coimbra
Telefone +351 239 853 070
Fax +351 239 853 079
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | http://www.museumachadocastro.pt

 

TeatroViriato logo

 
Atencao a direita
 
Largo Mouzinho de Albuquerque
Apartado 2087 EC Viseu
3501-909 Viseu
 
232 480 110 // 96 2736 991 // 91 2577 359
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
 
 
Está em... Home Agenda Cultural